Salve, salve, Nação Tricolor! Aqui estamos nós com nossa coluna semanal.
Confesso que, além de apreensivo pelo momento do SPFC, estou bem irritado com o que se passa no clube.
Será que nem com o time quase na zona de rebaixamento os caras não conseguem se unir, ou ao menos não causar um com o outro?
Depois de muito tempo, o Leco despede o Gustavo Oliveira. Ótimo! Demanda há tempos da Oposição e ultimamente da própria Situação.
Então vêm o Marco Aurélio Cunha pra ajudar, e já levantam a polêmica que conselheiro não pode ser funcionário remunerado. Acho até válido a discussão caso esteja no estatuto (arcaico, diga-se de passagem) mas não podem fazer isso lá no Conselho, fechados? Precisa espalhar pra imprensa?
Aí abrimos os portais hoje e a oposição contesta o uso da camisa amarela (leia aqui). Mas o modelo não passou pelo Conselho para aprovação, como todas as “camisas comemorativas”? Não sabiam da existência da camisa?
E mesmo que você concorde com todas essas contestações da oposição, o que é totalmente possível, vem a pergunta mais importante: isso é hora de causar discussões que não vão mudar a posição do time na tabela? Ou melhor, podem mudar, e pra baixo. O time já não é lá essas coisas, tem jogadores que apanharam, a torcida está desconfiada. E ainda temos que ler todos os dias alguma notícia sobre alguma polêmica política?
Em tempo, quando me refiro a Oposição, não posso generalizar, já que o nome que tem aparecido em todas essas polêmicas invariavelmente é do Sr. Newton do Chapéu, que pelo que parece desde a última eleição em que foi derrotado por Leco, tem se apresentado como a voz oficial dos opositores. Mas não sei se o é, ou é sua vontade pessoal de ter visibilidade, já visando as próximas eleições de Abril de 2017.
Conheço o Sr. Chapéu só de vista lá no clube. Já até mandei uma mensagem pra ele pra marcarmos um bate-papo qualquer horas dessas. Recentemente, a SPNet deu espaço a ele para defender o NÃO na votação do novo estatuto. Não tenho dúvida que é alguém que, ao seu modo de ver e agir, quer o bem do SPFC. Mas será que dessa forma, ganhará a simpatia dos torcedores e sócios do clube? E mais, será que resolverá algo?
Não tenho dúvida que tem gente no clube que torce pro time cair só pra poder ter mais força em seu discurso oposicionista e sua luta pelo poder. Não creio ser o caso do Sr. Newton.
Do outro lado, Leco deveria aproveitar o exemplo das saídas de Dilma e Cunha, e tirar o Athayde pra completar, depois de ter tirado o Gustavo. Não que Athayde tenha qualquer problema com corrupção ou algo assim, pelo contrário, ficou claro no caso com Aidar que ele quis supostamente agredí-lo justamente pela suposta oferta de fazer parte de algo com o que era totalmente contra. Athayde é um custo político alto para Leco, e certamente ele sentirá isso na próxima eleição.
E com isso, só crescem as chances de Marco Aurélio Cunha como candidato em Abril, não importa de qual lado. Uma das mudanças que espero ver no clube e acabar o lance de só duas chapas, porque aí abriria espaço para uma terceira e até quarta opção.
Faço um apelo aqui a todos os conselheiros: pelo menos até o time se safar da vergonhosa degola, os senhores poderiam evitar falar com a imprensa, e tratar os temas somente no Egrégio Conselho? Obrigado, de nada!
E que ganhemos do Cruzeiro. Amém!
É isso!
Salve o Tricolor Paulista, meu amor hoje e sempre!
Artur Couto é engenheiro, sócio-torcedor e sócio do SPFC, e é administrador da SPNet. Escreve nesse espaço todas as quartas-feiras.
Fale com o Artur no [email protected] ou Twitter @arturcouto
ATENÇÃO: O conteúdo dessa coluna é de total responsabilidade de seu autor, sendo que as opiniões expressadas não representam necessariamente a posição da SPNet ou de sua equipe de colaboradores.
Perfeito, Artur!
Até o momento, temos que tirar o chapéu para o MAC.