Além das 4 linhas – Classificação

319

O título de uma matéria do portal UOL dizia que o SPFC terá um prejuízo ao não conseguir classificação para a libertadores. Quando fui ler o que estava escrito, o tricolor perderá muito pouco, quando comparamos sula e liberta, como prêmio de participação em cada jogo, que é a forma como os clubes recebem. Quando fechei a matéria fiquei pensando nela, e logo veio à minha cabeça as chances do SPFC na Libertadores 2023 e as chances na Sula 2023.

Para um time que está disputando a vaga para a libertadores, e quase perdendo, com clubes médios do Brasil, imagino que participar da Libertadores seja pior do que participar da Sula, já que na Sula o time tem chance de título e na Libertadores nenhuma chance de título, sejamos racionais. Se passar por Fortaleza e América mineiro está difícil no BR22, imagina os confrontos pela Liberta? Além disso, em 2022 eu assisti aos confrontos decisivos pela copa do Brasil e pela Sula e vi o quanto o tricolor penou para passar por Ceará, América e Cuiabá.

Com a cabeça no lugar, penso que crescer devagar e conseguir algumas pequenas taças seja melhor do que ir para um campeonato onde passar das oitavas ou quartas seja o objetivo máximo. Haverá dinheiro para montar um bom time? Tenho certeza de que não e é isso o que RC está falando nas entrelinhas quando diz que a diretoria deveria jogar limpo com o torcedor.

Publicidade

Nos jogos que vejo do nosso querido tricolor, há muita fragilidade em todos os setores, não há como negar. Os goleiros são fracos e instáveis. Os laterais são mais ou menos, muitas vezes mais para menos, concordam? A zaga sem Arbolenda fica bem fraquinha. Eu penso que Arboleda e Ferraresi deveriam formar a zaga em 2023, com Diego na reserva. Os volantes de marcação o SPFC até tem, mas RC não os escala, mesmo quando podem jogar. Para mim Luan e Gabriel seriam os dois titulares, caso o RC escalasse dois volantes de marcação, coisa necessária que ele não gosta infelizmente. Pablo, Nestor, Talles, Gallopo e os moleques os reservas. O meia de criação é que faz muita falta para municiar o ataque e controlar a bola, mas esta peça é cara e o clube não tem dinheiro. O quarto homem de meio o clube tem, o Patrick. Na frente a dupla é boa, mas precisa do meia e de um atacante de lado para ajudar, mas esta peça também é cara e o clube nunca conseguiu dar a Rogério esta peça tantas vezes solicitada pelo treinador. Terminado o time, fica ainda faltando um bom banco de reservas, coisa também escassa no Morumbi.

Assim sendo meus amigos, após esta rápida análise, penso que a Libertadores 2023 seria pior a todos, já que só vai causar decepção e mais cobrança. O clube precisa de apoio nesta fase de reconstrução, não precisa de cobrança sobre resultados em campo. Em verdade os resultados no momento devem ser alcançados fora de campo, e são na planilha de contas a pagar e receber, onde o SPFC deve ter agora seus melhores resultados. Deixar o clube saudável financeiramente deve ser o grande objetivo, em minha humilde opinião.

Pelo que ouço dos diretores, o objetivo hoje é dinheiro mesmo, não é taça, e é assim que deve ser, pelo bem do futuro. Basta dizer isso claramente para a torcida.

O trabalho de recondução do clube ao seu lugar está sendo feito e imagino, como sempre escrevo aqui, que muitas saídas de atletas ocorrerão agora na virada do ano. Jogadores de futebol possuem contrato, não podem ser mandados embora a qualquer, sendo assim, é preciso aguardar os contratos ou propostas para refazer o elenco de acordo com a cabeça de RC e Muricy e a capacidade financeira. Uma pena perder jogadores da base com potencial, como Luizão, mas as vezes algum ingrato vai embora mesmo, é direito dele. Mas eu acredito na capacidade tricolor de aos poucos se refazer. Tenhamos paciência.

Que venha a Sula 2023, uma taça do tamanho do tricolor atual.

Com Rogério Ceni de treinador, claro!

Salve o tricolor paulista, o clube da fé.

Carlito Sampaio Góes