Além das 4 linhas – Mais dificuldade

534

Rogério Ceni disse com toda razão que o BR23 será bem mais qualificado do que o BR22, e eu concordo plenamente, já que 3 clubes grandes sobem, sendo duas empresas de futebol, como Vasco e Cruzeiro. O Grêmio é um clube grande com enorme potencial de investimento, clube que tem faturamento anual do tamanho do faturamento do SPFC, e vai contratar e se reforçar, como os outros dois citados.

Por este motivo simples a coisa já será mais competitiva, mas isso não é tudo, é o começo. Clubes com bons trabalhos como Athletico, Palmeiras, Corinthians, Flamengo, Fluminense e Internacional iniciarão 2023 partindo de um lugar já alto, e com certeza todos estes 6 clubes serão mais fortes no ano que vem, já que os trabalhos continuam, o que já fornece força, e os elencos serão reforçados, podem apostar.

Do lado do SPFC, vejo algumas melhoras já acontecendo, como a melhora na zaga, com Ferraresi podendo fazer boa dupla com Arboleda. Também tem a volta do Gabriel, que se machucou bem na hora mais importante, assim como Arboleda. Gallopo poderá ser um nome importante, aliás tem tudo para ser, já que veio da Argentina como uma das maiores revelações do futebol portenho. No fim do ano, o tricolor arrumou um goleiro melhor do que Jandrei, mas ainda é pouco. A molecada de Cotia ganhou rodagem e terá em ano melhor, como Wellington e Talles por exemplo. A avenida Reinaldo deixa de existir e isso pode ser bom. Luan voltará a velha forma? Trata-se de bom atleta para uma posição que fez falta na reta final.

Publicidade

Também há sempre a expectativa por chegadas, além das saídas de gente que não rendia o esperado e podia estar contaminando negativamente o ambiente. As novas peças sempre chegam com muita vontade e dedicação, coisa também positiva. Falta apenas conhecer estes nomes que chegarão, mas imagino todos dando maior retorno do que os que estão saindo, já que Eder, Miranda, Reinaldo, Luizão, Marcos Guilherme, André Anderson e mais alguns não rendiam coisa alguma ao time, esta é a verdade. O clube pode sim os substituir de forma a ganhar qualidade e dedicação.

Eu venho escrevendo sempre e reitero a vontade e a necessidade de ver um bom meia de criação de jogadas e um bom ponta chegarem. São jogadores caros, eu sei, mas o SPFC é boa vitrine e tem certo poder de investimento, ou melhor, de pagar salário. Também podem acontecer algumas boas trocas envolvendo jogadores que possuem potencial e não foram bem neste ano, caso de Nikão, assim como Liziero e Orejuela, que voltam de empréstimos. O Athletico poderia bem aceitar Nikão e nos mandar o uruguaio Terans, concordam? Também há o Wellington Rato nas cogitações para o meio.

Também vejo nossa defesa pouco protegida e vejo carência de um primeiro volante forte em marcação, característica de Luan, que ainda não temos certeza de que poderá voltar a ser aquele tanque de guerra na frente da zaga como foi nos seus melhores tempos. Esta peça é uma peça fundamental no futebol e inexistente no elenco hoje, já que Gabriel é mais um segundo volante, não é um primeiro volante. O SPFC também conversa com alguns volantes no mercado, casos de Jair e Sobral. O atacante Mendoza também está no radar, assim como o bom goleiro John.

Eu vejo o SPFC podendo ser ainda mais competitivo em 2023 do que foi em 2022, ano em que o clube disputou duas finais e uma semifinal. O caminho é este, crescer aos poucos, pois o clube tem muita dívida para pagar. O ex-presidente do SPFC Carlos Aidar disse que por 5 anos o clube não deve sonhar com taças. Devemos considerar os 2 já passados desta gestão atual ou mais 5 anos?

Infelizmente esta é a realidade e ela deve ser encarada.

Salve o tricolor paulista, o clube da fé.

Carlito Sampaio Góes