Além das 4 linhas – Camisa 10

297

Nesta semana um dos assuntos está sendo o Luciano herdar a camisa 10 que já foi de muitos e bons jogadores, como Zizinho, Pedro Rocha, Pita, Raí, Danilo e Hernanes. Já que o elenco não tem aquele jogador de armar e pensar o jogo, a camisa pode ser de qualquer um que esteja no elenco, mas por tempo de clube e certa importância, ficou com um bom nome. Luciano tem a simpatia da torcida.

Minha dúvida e curiosidade para 2023 é com a escalação e o sistema de jogo que RC vai usar. Já que o elenco não tem o armador, fico pensando nas opções. Se RC optar pelo 4.1.3.2 o Luciano será o central na linha de 3. Luan, Pablo ou Gabriel fará a função do 1, do volante de marcação. Na linha de 3 os dois nomes dos lados podem ser Rato e Alisson, por exemplo. Mas com as saídas de Sara, Patrick, Gomes e Nikão, esta linha de 3 tem ficado sem opções. Na frente Calleri e Pedrinho ou Marcos Paulo. Se RC optar pelo sistema 4.3.1.2, com a linha de 3 na frente da zaga, ele tem mais opções, como Luan, Gabriel, Pablo, Nestor, Galoppo, Talles e mais algum que possa chegar, como o equatoriano Mendez. O 1 deste esquema seria Luciano, com Pedrinho ou Marcos Paulo fazendo dupla com Calleri na frente. Percebam que tanto num esquema como no outro, sobram poucos nomes, é importante ter mais opções para as substituições durante as partidas, contusões e cartões. Como as opções não são tantas assim, imagino que vão chegar novos atletas ainda, principalmente para zaga e meia, assim como atacante, afinal, a barca de saída foi grande e boa. A imprensa, como não tem assunto nesta época, está criticando a quantidade de saídas. Eu via um monte de gente sem vontade e sem qualidade para jogar no tricolor. Fizeram bem a diretoria e a comissão em dispensar um time inteiro.

Marcos Paulo fechou sua vinda e David ainda negocia. São jogadores de bom potencial, segundo dizem quem os conhece, resta saber como estarão tecnicamente, já que Marcos Paulo e David não estão bem em seus clubes, ou seja, chegam para tentar recuperar o melhor futebol e aí disputar posição no ataque tricolor.

Publicidade

Nos dois esquemas que descrevi, as linhas de 3 possuem jogadores com diferentes características. O RC gosta muito do 4.1.3.2, sendo a linha de 3 preenchida por meias que ajudam na frente e na marcação do meio de campo. Para este esquema, quais seriam os meias que poderiam fazer esta função além dos citados? Sinceramente não sei se Pedrinho, Marcos Paulo e David podem fazer a meia ou só o ataque. Se não puderem, faltam peças, como citei acima, já que apenas Alisson, Luciano, que não é um meia de origem, e Rato possuem as características necessárias. Galoppo pode fazer, mas não vejo nele velocidade, assim como em Nestor. Para o esquema 4.3.1.2 já vejo mais opções, principalmente se o Mendez vier, pois ele se juntaria a Luan, Nestor, Talles, Gabriel e Pablo. Gosto mais deste segundo esquema, que deixa a defesa mais segura. É o esquema do Real Madri. O Luciano, muito provavelmente será o cara da ligação a municiar os atacantes. Ou será que RC fará opção pelo 4.4.2 com dois volantes e dois meias no meio? Mesmo assim fica faltando o último homem do meio, aquele meia mais avançado que arma e ataca, como tantos que tivemos. Para jogar neste esquema temos os dois volantes e o terceiro homem.

Eu confesso que fico quebrando a cabeça e não vejo maneira de ficar contente com Luciano de meia. Simplesmente não o vejo como este cara que cria, arma e pensa o time e o jogo. Aliás, foi esta peça que faltou ao Brasil na copa, já que Neymar tenta ser este cara que distribui, como Luciano tenta, mas não faz direito. Penso que com Neymar no meio o Brasil perdeu um ótimo atacante e ganhou um meia mais ou menos.

Bom, a curiosidade está enorme para ver jogar o novo time do SPFC. Ainda torço por nome que não está sendo divulgado, mais um meia de preferência.

Salve o tricolor paulista, o clube da fé.

Carlito Sampaio Góes