Além das 4 linhas – A lateral

312

Várias vezes escrevi aqui neste espaço que as laterais ficaram ainda mais importantes após a FIFA ter mandado diminuir o tamanho dos gramados. O meio ficou congestionado e os pontas e laterais passaram a ser fundamentais. O SPFC tem tido dificuldade com esta posição, mas qual a razão?

Se os laterais e pontas passaram a ser importantes, eles foram valorizados, se foram valorizados, são caros, e se são caros o SPFC não pode pagar. A lista de laterais que teve o tricolor nos últimos anos é mais um atestado da péssima administração que tem tido o clube. Quando revelou bons jogadores destas posições eles foram rapidamente negociados. No futebol brasileiro há uma carência em algumas posições e nas laterais isso ocorre também, já que nem a seleção os possui, assim como meia armador e camisa 9. O futebol brasileiro não tem um Modric ou até um Arrascaeta por exemplo, assim como não tem mais aqueles laterais que marcaram época.

A lateral direita tricolor já foi preenchida por improvisados que deram muito certo, casos de Jean, ex volante companheiro do Profeta Hernanes e por Souza, um meia que virou ala de boa qualidade. O RC vai alterar o sistema de jogo do time para jogar com 3 zagueiros. Isso poderá trazer algumas coisas boas, como a entrada do Luciano na frente ao lado do Calleri e a utilização de alas, jogadores mais facilmente encontrados, pois um meia de velocidade que tenha força física pode preencher a posição. Será que Alison pode fazer a função? O Rato? Lembro que Jorge Wagner foi muito bem jogando na ala esquerda também, assim como Richarlyson, que era volante.

Publicidade

Em minha opinião é preciso muito cuidado ao aprovar de cara o sistema com 3 zagueiros, já que cada sistema pede um elenco diferente. Para jogar neste sistema ou mesmo nos demais, o elenco tricolor tem uma séria carência: Um camisa 10. A pouca produção de Luciano na função deixou isso muito claro e há rumores de procura por parte do clube, a imprensa já vem noticiando isso faz um certo tempo. O campeonato paulista foi usado como amostra e provou a necessidade.

A novidade talvez seja jogar no 3.4.3. e não no 3.5.2. Vamos aguardar as primeiras partidas. O Igor Vinícius, voltando a falar da lateral, fez bastante falta no paulista, assim como Calleri, Galoppo, Ferraresi e Welington. Estamos falando de 50% do time titular para um elenco pobre em opções. É muita coisa. Espero ver parte deles atuando, pelo menos Calleri e Welington no primeiro momento.

O fato é que as “aulas” vão recomeçar e o SPFC ainda não comprou o material necessário. Uma pena não ter dinheiro para isso, pois fará falta. O clube precisa muito de um meia de criação, mas todos que o clube quer, os ricos também querem. Uma boa notícia da semana foi a grande redução na dívida do clube, caindo de 700K para 585K. Se venderem mais uns 3 neste ano teremos mais uma boa redução.

Vem aí a Sula, a taça do tamanho do SPFC dos dias de hoje. Bons jogos no Morumbi serão garantia de boas rendas. Esta coisa do sensacionalismo que a mídia tanto gosta com o jogo contra o Tigre é uma besteira, pois já se foram 11 anos. Esqueçamos isso.

Salve o tricolor paulista, o clube da fé.

Carlito Sampaio Góes