A Palavra da corte – Bem vindo, Ceni! E “fom-fom!

1536

Salve, salve, Nação Tricolor! Aqui estamos nós com mais um bate papo sobre o Mais Querido, direto da Cidade do México, onde estou em compromissos profissionais.

Amanhã, 8/12/16, será um dia histórico para o SPFC. O maior ídolo de toda sua história, um ano após parar de jogar, será apresentado como técnico do Tricolor.

Você pode achar que não era a hora, que ele não está preparado, que vai estragar sua imagem de M1TO… fato é que Rogério Ceni assumirá o comando técnico do time, e ele é um obstinado. Tudo que faz, se empenha pra fazer bem feito. Trabalhou com Telê e Muricy, e se conseguir trazer um pouco desses dois – se você não gosta do Muricy, só lembre-se de um tal de Tri-Hexa – somado ao que aprendeu e ao seu próprio estilo, será incrível!

Quanto a ele não ter experiência, até em papo com minha esposa em casa, ela discordou: quantos de nós não reclama daquela promoção que não vem porque alegam que não temos experiência? Se um dia, algum chefe ou alguma empresa não nos der a chance de assumir um cargo ou função na qual nunca atuamos, NUNCA teremos essa tal experiência. E Rogério terá esse oportunidade no único clube no qual ele trabalhou e quer trabalhar na vida: SPFC.

Publicidade

a7d92b27-3c14-4dfd-8b73-40c08829b6a8Só que junto com o bônus, vem o ônus. E a figura ao lado mostra bem isso: sai o M1TO e entra um técnico. E técnico está sujeito a críticas, vaias, cornetadas… sim, elas serão tímidas e veladas no começo por Rogério ser quem é, mas elas virão.

Não concordo com quem diz que por ser o Rogério ninguém o vaiará. Mesmo sendo nosso goleiro-artilheiro, quantas e quantas vezes eu e você não demos aquela reclamadinha do gol de cobertura que tomou, da saida de bola errada, do penalty perdido e daquela famosa ajoelhada que dava pra fechar o canto do gol e tomava o gol por cima? Assuma vai, não é possível que em 25 anos do cara no nosso gol você nunca reclamou de nada dele. Não me deixe só nessa! E olha que estamos falando do maior ídolo no futebol que tenho na vida: Rogério Ceni!!!

cornetaE como disse que técnico leva sim cornetada, ai vem as primeiras:

  • Renovação de Hudson – por ter jogado com ele, mais do que ninguém Ceni deveria saber que e um jogador limitadíssimo, que já teve todas suas chances, mas não convence ninguém. De fato teve bons momentos, mas foram poucos, nada que justifique o pedido do Rogério para renovação do contrato desse atleta, com a menção de que o considera peça fundamental no elenco.  Ele pega a bola no meio de campo e recua pro goleiro, SEMPRE!!! Ele não consegue fazer uma saída de bola em progressão, pra frente. Bola fora, professor!! Rs
  • Sidão – que venha e seja o maior goleiro da história do Tricolor – depois de Ceni, Zetti, Valdir e Poy rs – mas não é goleiro pro Tricolor. Não entendo a insistência de Ceni com ele. Prá mim é um goleiro no mesmo nível dos que já temos, que não vai chegar pra resolver. Sem falar no mal ambiente que vai causar caso o SPFC não se desfaça de Renan e Denis, porque ambos ficarão insatisfeitos: Denis por não ter continuado e Renan por não ter tido sua chance. Sim, temos aí o bom exemplo do Jailson do Palmeiras, que só apareceu agora aos 35 anos em um grande clube e foi fundamental no título deles desse ano. Tomara que eu esteja errado, mas preferia que o professor tivesse pedido Danilo Fernandes, Alisson, Marcelo Grohe, goleiros nesse nível.
  • Comissão técnica – tomara que dê muuuuuito certo, mas pra que um auxiliar técnico inglês e um coordenador de logística francês? Os caras vai implementar o 3-2-3-1-1-1? E o idioma? Se os caras já não entendiam o esforçado Profe Osório tentando falar português, imagine com os europeus!

Por outro lado, o nosso novo “treineiro” mandou bem em dispensar Bastos, Carlinhos e o esforçado Kelvin, que não teríamos condições financeiras de comprá-lo.

Na verdade, são cornetadas light essas pessoal, talvez nem sejam sérios problemas e tudo que está em andamento dará muito certo. O que quero mostrar é que Rogério não será unanimidade como treinador, e não diremos Amém pra tudo que fizer: contratações, esquema tático, substituições, o que é normal!

Sir Alex Ferguson trabalho 26 anos no Manchester United e ganhou 38 títulos, uma lenda! E agora nós temos Rogéeeeeerio, um obstinado que defendeu sua vida só apenas nossas cores, e que agora do banco de reservas, nos enche de expecativas e esperanças, porque é um vencedor!!!

Vida longa ao M1TO! E muito, muito sucesso! E nós estaremos aqui pra torcer, apoiá-lo e de vez em quando, cornetá-lo também, pois essa é a beleza do futebol 😉

É isso.

Salve o Tricolor Paulista, meu amor hoje e sempre!

artur thumbArtur Couto é engenheiro,  sócio-torcedor e sócio do SPFC,  e é administrador da SPNet. Escreve nesse espaço todas as quartas-feiras.

Siga-me no Twitter @arturcouto

ATENÇÃO: O conteúdo dessa coluna é de total responsabilidade de seu autor, sendo que as opiniões expressadas não representam necessariamente a posição da SPNet ou de sua equipe de colaboradores.