Entenda por que o São Paulo liberou Igor Gomes para treinar na Seleção e ficou sem meia de ofício

2295

Veja as opções do técnico Cuca para o confronto contra o Internacional, no próximo sábado

Por Eduardo Rodrigues e Marcelo Hazan — GloboEsporte.com


Igor Gomes não é a primeira e também não é a segunda opção do técnico Cuca para o meio de campo do São Paulo. Mas no próximo sábado, às 19h, contra o Internacional, no Beira-Rio, em Porto Alegre, pela 18ª rodada do Brasileirão, a sua ausência de certa forma poderá ser sentida.

O jogador desfalca o São Paulo porque foi chamado para completar os treinos da seleção brasileira, nos Estados Unidos para os primeiros amistosos após vencer a Copa América.

Dono da posição nos últimos jogos, o camisa 10 Daniel Alves também foi convocado por Tite (só que para participar dos jogos) e ficará fora pela primeira vez desde que chegou ao São Paulo. O substituto imediato seria Hernanes, mas o Profeta se recupera de grave lesão na coxa direita.

Publicidade

O técnico Cuca, então, pode utilizar Everton na posição (treinou desta maneira na última quarta-feira). O jogador não é um meia armador de ofício, mas fez a função algumas vezes, como na vitória sobre o Santos, na 14ª rodada do Brasileirão. Ele, porém, não teve boa atuação e voltou a ser ponta esquerda nos jogos seguintes.

Vitor Bueno pode eventualmente fazer a função, mas normalmente rende mais como ponta e na segunda parte do treino tático de quarta-feira foi escalado como segundo atacante.

Diante de todas essas circunstâncias, a liberação de Igor Gomes para treinos com a seleção brasileira gerou insatisfação em parte da torcida.

O meia poderia ser uma alternativa diante dos desfalques no setor. Cuca também não terá diante do Inter Pablo e Pato (em transição após lesão), e Antony e Walce, que estão com a seleção brasileira olímpica. O atacante Toró também se recupera de um pequeno estiramento e é dúvida.

Igor Gomes foi chamado para treinos com a Seleção — Foto: Marcelo Hazan

Igor Gomes foi chamado para treinos com a Seleção — Foto: Marcelo Hazan

Igor Gomes foi chamado por Tite muito antes de o São Paulo sequer imaginar que teria todos esses desfalques para a partida contra o Internacional. Na semana do dia 5 de agosto, a CBF informou ao Tricolor sobre a ideia de o jogador viajar para compor os treinos para os amistosos dos dias 6, contra a Colômbia, e dia 11 de setembro, diante do Peru.

O São Paulo estudou a situação e avaliou que como o jogador não estava sendo muito utilizado por Cuca, principalmente no time titular, era uma boa oportunidade profissional para o jogador.

Desde a chegada de Cuca ao São Paulo, Igor Gomes perdeu prestígio na equipe. Se no Campeonato Paulista o meia revelado pela base foi um dos principais jogadores na fase final da competição, no Brasileirão ele não foi titular nenhuma vez e se viu como terceira opção após a chegada de Daniel Alves.

Igor Gomes perdeu prestígio com Cuca — Foto:  Renato Pizzutto/BP Filmes

Igor Gomes perdeu prestígio com Cuca — Foto: Renato Pizzutto/BP Filmes

No empate sem gols com o Grêmio, pela 17ª rodada anterior do Brasileirão, ele entrou no segundo tempo e deu uma outra dinâmica ao time, que ficou mais ofensivo. Uma das chances mais perigosas do jogo, inclusive, saiu dos seus pés, em chute de longa distância.

Sem Igor Gomes e com outros desfalques, Cuca provavelmente levará a campo um time armado no 4-2-3-1, com: Tiago Volpi; Juanfran, Arboleda (Bruno Alves), Anderson Martins e Reinaldo; Hudson e Tchê Tchê; Igor Vinícius, Everton e Liziero; Raniel.

Formação titular treinada por Cuca no São Paulo — Foto: GloboEsporte.com

Formação titular treinada por Cuca no São Paulo — Foto: GloboEsporte.com