Com Fortaleza, Ceni reencontra torcida do São Paulo pela 1ª vez na capital paulista

118

GloboEsporte

Beatriz Carvalho

Ceni e São Paulo se encontram no Pacaembu, no sábado (5).

Quis o destino que o reencontro de Rogério Ceni com a torcida do São Paulo não fosse no Morumbi. O estádio receberá o show do Iron Maiden, e com isso o duelo entre o tricolor paulista e o Fortaleza será no Pacaembu. O Leão de Ceni vem de uma vitória em cima do Botafogo, o São Paulo conquistou um empate com o líder Flamengo, no Maracanã.

O times já se enfrentaram na quarta rodada do Campeonato Brasileiro 2019, quando o São Paulo levou a melhor com gol de Hernanes, na Arena Castelão. O Profeta entrou no intervalo e marcou o primeiro gol dele no torneio. Ceni agora faz o primeiro jogo como técnico do Fortaleza contra o São Paulo fora de casa. O comandante analisou o novo confronto.

Rogério Ceni vai reencontrar o São Paulo — Foto: Bruno Oliveira

– Foi bem equilibrado, mas o São Paulo conseguiu fazer aquele gol com o Hernanes. Agora o São Paulo conta com mais poder, força de jogos, tem a chegada com Daniel Alves, tem outros jogadores que foram contratados nesse período, vem de um empate com um Flamengo que vinha 100%, a contratação de um treinador que tem uma filosofia de jogo que eu gosto. É um jogo bem complicado e difícil. A vitória (contra o Botafogo) resgata uma confiança e vamos analisar o sistema que vamos jogar – destacou Ceni.

O palco em São Paulo também é velho conhecido de Ceni, quase como estar em casa. O Estádio Municipal foi o segundo palco em que o treinador mais atuou e balançou as redes. Foram 43 jogos e quatro gols, ficando atrás apenas do Morumbi.

São Paulo venceu Fortaleza por 1 a 0 no primeiro turno, no Castelão — Foto:  LC MOREIRA/ESTADÃO CONTEÚDO

São Paulo venceu Fortaleza por 1 a 0 no primeiro turno, no Castelão — Foto: LC MOREIRA/ESTADÃO CONTEÚDO

O Pacaembu também guarda muitas histórias interessantes do comandante do Fortaleza. O primeiro jogo de Rogério Ceni no estádio foi contra o Boca Juniors, em confronto disputado pela Copa Ouro em 1993, que terminou empatado por 1 a 1. O goleiro Ceni também esteve presente na vitória por 3 a 0 em cima do Real Madrid, em amistoso disputado em 1996. Os adversários mais recorrentes no estádio foram Corinthians e Palmeiras.

02/12/1994. Time posado do São Paulo F.C.antes do início da partida entre Corinthians x São Paulo, válida pela Copa Conmebol de 1994 no estádio do Pacaembu, na capital paulista. Da esquerda para a direita (de pé) Mona, Rogério Ceni, Nelson, Bordon Ronaldo Luis e Vítor; agachados: Catê, Pereira, Denílson, Juninho Paulista e Caio. — Foto: DOMICIO PINHEIRO / ESTADÃO CONTEÚDO

02/12/1994. Time posado do São Paulo F.C.antes do início da partida entre Corinthians x São Paulo, válida pela Copa Conmebol de 1994 no estádio do Pacaembu, na capital paulista. Da esquerda para a direita (de pé) Mona, Rogério Ceni, Nelson, Bordon Ronaldo Luis e Vítor; agachados: Catê, Pereira, Denílson, Juninho Paulista e Caio. — Foto: DOMICIO PINHEIRO / ESTADÃO CONTEÚDO

Relembre o primeiro encontro

Torcida do Fortaleza faz homenagens a Rogério Ceni

Torcida do Fortaleza faz homenagens a Rogério Ceni

O duelo entre Fortaleza e São Paulo, na Arena Castelão, marcou o reencontro de Ceni e o ex-clube e com Hernanes, com quem fez parceria no título de bicampeão brasileiro de 2007 e 2008 (o Profeta estava emprestado ao Santo André, em 2006).

Na noite, as torcidas de Fortaleza e São Paulo homenagearam o Ceni antes da partida. Os paulistas abriram uma bandeira do período em que o treinador jogou pelo clube, enquanto os cearenses fizeram um mosaico com uma imagem dele e outro com a frase “Gratidão, Ceni”. (Assista ao vídeo acima).

Após a aposentadoria dos gramados, Rogério Ceni chegou a treinar o Tricolor paulista no início de 2017, mas foi bastante criticado pela campanha irregular do time no Brasileirão daquele ano. O técnico foi demitido seis meses depois, com o São Paulo na zona de rebaixamento. A equipe conseguiu evitar a queda para a Segundona, e acabou na 13ª colocação. No fim do mesmo ano, Ceni foi contratado para o comando do Fortaleza, onde conquistou a Série B em 2018 e o Campeonato Cearense e a Copa do Nordeste de 2019.

Rogério Ceni, Fortaleza — Foto: JL Rosa/SVM

Rogério Ceni, Fortaleza — Foto: JL Rosa/SVM

Ceni deixou o Fortaleza no dia 11 de agosto e foi anunciado no Cruzeiro na manhã seguinte. Menos de dois meses após a chegada à Toca, o treinador foi demitido após o empate com o Ceará, e dois dias depois retornou ao Leão. O treinador reestreou com vitória em cima do Botafogo. Aos cartoleiros, nesta rodada Ceni está de volta como técnico do Leão e disponível para ser escalado por 8.48 cartoletas.

Fortaleza e São Paulo se encontram no sábado (5), às 17 horas, no Pacaembu. O GloboEsporte.com acompanha todos os lances da partida em tempo real.