Por que Inter escolheu Pato para substituir lesionado Guerrero

993

UOL

Marinho Saldanha

O Internacional está prestes a fechar a contratação de Alexandre Pato. Aos 30 anos, o atacante deve voltar ao clube que o projetou para o futebol após rescindir com o São Paulo. E a escolha misturou a esperança que ele recupere o bom futebol com a preferência de Eduardo Coudet e imposições do mercado da bola.

Poucas opções, pouco dinheiro O primeiro “filtro” para chegar ao nome de Pato foi financeiro. O Internacional não poderia fazer investimento para comprar direitos de jogadores, não tinha verba suficiente para recompensar financeiramente uma equipe que liberasse por empréstimo ou mesmo espaço necessário para assumir um alto salário em sua folha de pagamento. Ainda que tenha vendido Bruno Fuchs e recebido 8 milhões de euros (R$ 52,7 milhões na cotação atual) imediatamente, o Colorado já tinha esta verba comprometida com a manutenção da saúde financeira do clube.

Publicidade

Por isso, a maioria dos jogadores que poderiam ser procurados foram sacados da lista de alvos. Grande parte deles demandaria investimento que o clube não teria condições de fazer. Assim, o Inter se viu obrigado a procura por oportunidades de mercado e restaram poucas alternativas. “Uma negociação demanda várias coisas. Prazos, recursos, tempo, o que será diluído. São elementos de uma negociação. É possível? É. Mas demanda estar dentro do que entendamos ser possível. Nossa preocupação não é apenas com o presente, mas com o futuro”, disse o vice de futebol Alessandro Barcellos.

Pato volta “para casa” Alexandre Pato deixou o Inter com 18 anos. Foi para o Milan após debutar no principal um ano antes, em 2006, quando conquistou o Mundial de Clubes como titular, com gol na semifinal. Depois, teve grandes momentos na carreira, mas outros não tão bons. Após oscilar bastante e ficar longe de seu melhor momento, o jogador precisaria de um cenário ideal de recuperação. E o Colorado entende que isso lhe será entregue no Beira-Rio.

Com apoio da torcida, com ambiente positivo no clube, com segurança e distante dos holofotes de São Paulo ou do Rio de Janeiro, Pato, sob a ótica colorada, tem tudo para voltar a ser aquele que foi em outros momentos.

“O Pato foi campeão mundial muito jovem pelo Inter. Temos o maior respeito pela história que ele tem no clube. Sempre monitoramos e torcemos pelo sucesso dele na carreira. É isso que o Inter tem, talvez como grandeza no universo do futebol. Temos a felicidade de termos jogadores do nosso Celeiro de Ases (como são chamadas as categorias de base do Inter) espalhados pelo mundo. Monitoramos e torcemos pelo sucesso de todos eles, pois o sucesso deles é o sucesso do Internacional”, completou o vice.

Eduardo Coudet escolheu ele Quando filtrava possíveis alvos, a direção do Internacional apresentou ao técnico Eduardo Coudet uma lista de alternativas. E foi o comandante argentino que escolheu Pato. Ao observar o que poderia receber, Chacho (apelido do treinador) não pensou duas vezes e insistiu pela chegada dele. Coudet não gostaria de receber um jogador sem experiência ou que demorasse muito tempo para estar no mesmo ritmo dos demais. Pato se encaixa nos requisitos técnicos e físicos, pois está apto a estrear o quanto antes.

“É importante citar que isso envolve a comissão técnica. Quando temos uma contratação, sempre envolvemos a comissão técnica no processo. Compete a ela uma avaliação, para que possamos trabalhar em sintonia. Passa muito pelo que pensa o nosso treinador. Temos confiança no projeto, acreditamos no projeto e precisamos ouvir opiniões para discutir. O corpo técnico tem este papel. Qualquer atleta que chegue é dentro das exigências de nossa comissão técnica, para estar integrado à ideia do comando e em sinergia com o grupo”, disse Barcellos.

Paolo Guerrero se lesionou Mas nada disso teria acontecido se Paolo Guerrero não tivesse rompido ligamentos do joelho direito. O peruano teve diagnóstico divulgado na segunda-feira, abalando os bastidores do clube. Se isso não tivesse ocorrido, um salário ‘pesado’ como o de Pato fatalmente não entraria na folha de pagamentos do Inter. O movimento não seria empurrado pela necessidade, a obrigação de reposição imediata. Foi a lesão de Guerrero que abriu espaço para o regresso de Pato, que deve ser oficializado até o fim da semana.

Leia também

1896 COMENTÁRIOS

  1. Hello there, I discovered your site by the use of Google while searching for a related subject, your site came
    up, it appears to be like good. I’ve bookmarked it in my google bookmarks.

    Hello there, simply changed into alert to your
    blog through Google, and located that it’s really informative.
    I am gonna watch out for brussels. I’ll be grateful when you proceed this in future.
    A lot of people shall be benefited out of your writing.
    Cheers!

  2. An impressive share! I’ve just forwarded this onto a coworker who was conducting a little homework
    on this. And he in fact bought me lunch because I
    stumbled upon it for him… lol. So let me reword this….
    Thanks for the meal!! But yeah, thanks for spending time
    to discuss this topic here on your web site.

  3. I’m impressed, I have to admit. Seldom do I come across a blog that’s
    equally educative and amusing, and without a doubt, you’ve hit
    the nail on the head. The problem is an issue that too few men and women are speaking intelligently
    about. I’m very happy that I found this in my hunt for something relating to this.

  4. Howdy I am so excited I found your webpage, I really found you by error,
    while I was browsing on Digg for something else, Anyhow I am here
    now and would just like to say thanks for a incredible post and a
    all round entertaining blog (I also love the theme/design), I don’t have time to read through it all at the moment but I have saved it and also included
    your RSS feeds, so when I have time I will be back to
    read a lot more, Please do keep up the fantastic jo.

  5. Hey! This is kind of off topic but I need some guidance from an established blog.
    Is it tough to set up your own blog? I’m not very techincal but I can figure things out
    pretty fast. I’m thinking about setting up my own but
    I’m not sure where to start. Do you have any points or suggestions?
    Cheers