Algoz, desejo antigo e “muita pose”: quem é Luis Zubeldía, técnico próximo de fechar com São Paulo

346

Tricolor ainda acerta detalhes burocráticos e aguarda assinaturas para anunciar contratação; treinador argentino esteve na LDU que eliminou o Tricolor no ano passado

Muito próximo do São Paulo para substituir Thiago Carpini, o técnico argentino Luis Zubeldía tem um nome bem conhecido entre os torcedores do Tricolor. Em janeiro, quando o clube buscava um substituto para Dorival Júnior, agora na seleção brasileira, ele esteve na pauta, mas o clube não conseguiu entrevistá-lo.

No São Paulo, o acerto com o argentino é visto como “muito provável” agora, mas ainda faltam detalhes burocráticos e as assinaturas no contrato.

O mal estar foi revelado por Muricy Ramalho, coordenador de futebol do clube, dias depois do anúncio de Thiago Carpini, nome que contava com o apoio do ex-treinador na chegada ao Morumbis.

– Esse não entrevistamos, ele marcou, depois não queria conversar, foi muito rápido. Muita pose, pode ser daqui dois dias, daqui três dias, e a gente louco no mercado para trazer um treinador…Você vai desculpar, aqui é São Paulo, meu filho. Não, “vou conversar com você amanhã”. Mas pelo menos conversar, não é aceitar ou não, a gente queria saber como o cara é. “Hoje não vai dar, amanhã não vai dar”. E a gente louco no mercado. Ele todo dia isso – disse Muricy, à CNN.

Publicidade

Na quinta-feira, a diretoria enfim teve uma conversa por vídeo com Zubeldia e encaminhou um acordo. Se há três meses o treinador argentino exigia que o Tricolor primeiro apresentasse uma proposta para depois sentar para negociar, agora ele topou seguir os processos do clube com entrevista em vídeo.

Aos 43 anos, Zubeldía está sem clube desde que deixou a LDU, do Equador, no fim de 2023. Curiosamente, o São Paulo foi vítima de sua equipe na temporada passada.

Os clubes se cruzaram nas quartas de final da Sul-Americana. Em Quito, a LDU venceu por 2 a 1. No Morumbis, o Tricolor devolveu a diferença num placar por 1 a 0, mas James Rodríguez falhou nas penalidades, e a LDU avançou.

A LDU eliminou o Defensa y Justicia na semifinal e, na decisão, venceu o Fortaleza.

Pelo clube equatoriano, Luis Zubeldía conquistou a Copa Sul-Americana de 2023, em final contra o Fortaleza. Antes da LDU, ele também treinou clubes como Lanús (onde também foi jogador), Barcelona, do Equador, Racing, da Argentina, Cerro Porteño, do Paraguai, e Alavés, da Espanha.

O Tricolor tem pressa para fechar o acordo. No domingo, a tendência é que o time seja comandado pelo auxiliar Milton Cruz contra o Atlético-GO, em Goiânia. A estreia de Zubeldía pode ser contra o Barcelona, em Guayaquil, clube que já comandou.

Globo Esporte