Além das 4 linhas – Calendário e Classificação

662

Eu nunca acreditei em coincidência. Para mim tudo tem causa e efeito. Assim, SPFC e Inter-RS estão nas duas primeiras colocações do BR18 por conta do calendário de jogos, ou melhor, por conta dos jogos que estes dois clubes não estão fazendo.

O Brasil é um país tão bem pensado que quanto melhor o clube for em 2018, mais prejudicado ele será em 2019. Assim, quem está disputando a libertadores neste ano é porque foi bem no ano passado no brasileiro. Mas agora os caras jogam uma final na quarta feira e outra final no domingo. O curioso é que a  final de quarta pode ser muito longe do jogo de domingo e o próximo jogo da próxima quarta mais longe ainda do que o jogo de domingo. Um clube paulista pode jogar na quarta em Buenos Aires, no domingo no Ceará e na próxima quarta no rio grande do sul.

O mais novo problema do nosso calendário começou com a alteração das datas da libertadores, que agora invadem o segundo semestre. Antes os clubes da libertadores eram prejudicados apenas nos estaduais . Agora são prejudicados em todos os demais campeonatos que disputarem. Dizer que deveríamos aprender com o primeiro mundo é quase ofender a alguns, que se acham muito espertos. Dizer que estadual só existe aqui e que deveria no máximo ser disputado em quatro datas num quadrangular final é prejudicar os pequenos e isso não se faz, dizem alguns. Então vamos prejudicar os grandes, afinal eles são culpados de serem grandes, ricos e bem geridos. Tudo é assim no Brasil.

Mas o SPFC este ano está sendo beneficiado pelo louco calendário e não pode perder a chance. E está indo bem. Comparado aos últimos anos este BR18 parece um sonho. Eu sempre escrevi neste espaço que tudo mudaria quando gente do futebol cuidasse do nosso futebol. Raí disse que um trabalho não pode ser julgado na metade da temporada. Ele está certo mesmo sendo esta opinião no sentido de que ainda é cedo para elogiá-lo. Muito profissional.

Publicidade

Falando um pouco do time e elenco atual, eu gosto muito do time, apesar de achar que o elenco ainda precise de mais e melhores opções. Acredito que na próxima janela, se o clube estiver na libertadores, a diretoria vai reforçar. Além disso, praticamente todos os atletas tem contrato válido para todo o ano de 2019 e isso vai ajudar na continuidade do trabalho, coisa fundamental.

Como São Paulino me sinto feliz vendo a transformação que o time sofreu em tão pouco tempo. E é claro que ao ver a tabela não quero saber de classificação para a libertadores, quero saber de título.  E isso não era uma realidade quando fomos desclassificados do paulista e da copa do Brasil, pouquíssimo tempo atrás.

A verdade é que o SPFC é gigante e quando as peças começam a ser encaixadas, tudo acontece muito rápido dentro do clube.

Salve o tricolor paulista, o clube da  fé.

Carlito Sampaio Góes é advogado, trabalha como representante comercial, frequenta o Morumbi desde 1977 e prefere o time que vence ao time que joga bonito. Escreve nesse espaço todas as quintas-feiras.

ATENÇÃO: O conteúdo dessa coluna é de total responsabilidade de seu autor, sendo que as opiniões expressadas não representam necessariamente a posição da SPNet ou de sua equipe de colaboradores.