SPFC em Pauta – Parabéns, São Paulo!

405

Você deve ter aberto este texto se perguntando: “Pra quem ele deu parabéns, a cidade ou o clube?”, os dois, meu caro leitor.

A mais velha: a cidade, neste 25 de Janeiro completa 469 anos, a cidade que sempre nos acolheu, moradores e visitantes e que sempre muito bem acolhe os torcedores que vem ver os jogos do nosso tricolor de qualquer canto da cidade, do estado, do Brasil e do mundo. A cidade sede do nosso templo Cícero Pompeu de Toledo, para os íntimos ou não: Estádio do Morumbi.

Foto: Fernando Stankuns

Templo esse e cidade que já viu nosso time ser campeão 20 vezes, dos nossos diversos títulos. É muito bom ser campeão, mas é melhor ainda ser campeão em casa, a festa parece que se torna melhor e mais inesquecível. Desses 20 títulos, nosso primeiro no Morumbi foi o título do Campeonato Paulista de 1971, foi a 70.ª edição do torneio, o regulamento era assim:

Primeira fase: Dos dezessete times da Primeira Divisão, os seis que disputaram o Robertão de 1970 só entraram na segunda fase. Os demais onze clubes jogaram entre si em turno e returno, com pontos corridos, em uma fase que ficou conhecida como “Paulistinha”. Os seis primeiros colocados do Paulistinha classificaram-se para a segunda fase.

Publicidade

Segunda fase: Os seis classificados do Paulistinha se juntaram aos seis times automaticamente classificados à segunda fase, disputando um torneio em pontos corridos, com turno e returno. A equipe com mais pontos ao fim dos turnos sagrou-se campeã. Havendo empate na primeira posição em número de pontos, haveria um jogo-desempate. E assim, no último jogo vencemos o Palmeiras por 1 a 0, com gol de Toninho Guerreiro aos 5 minutos do primeiro tempo, era o nosso primeiro título dentro do Morumbi, na nossa casa, mas já era nosso décimo título do Paulistão, é verdade, demoramos pra ganhar o primeiro em casa.

Daí pra frente, ganhamos mais dezenove em casa sendo: doze Paulistas (71, 75, 80, 81, 85, 87, 89, 91, 92, 98, 2000 e 2021), duas Libertadores (92 e 2005), uma Supercopa (93), um Torneio Rio- São Paulo (2001), um Supercampeonato Paulista (2002), dois Campeonatos Brasileiros (2006 e 2007) e uma Copa Sul-Americana (2012). O último todos lembram, quase dois anos atrás em cima também do Palmeiras, Campeão Paulista 2021.

Sobre a nossa data de aniversário, a nossa, do clube. Muitos tem dúvidas e se perguntam “Qual é a certa?”, segundo nosso amigo Michael Serra: AS DUAS!, sim, as duas são importantes… 25 de janeiro de 1930 o clube foi fundado, e dia 16 de Dezembro de 1935, o clube foi reorganizado após desavenças políticas que haviam levado o clube a um breve encerramento. Esse é um tema de bastante discussão entre torcedores e até mesmo dentro do São Paulo, sabem aquelas cidades que tem datas por aí de “fundação e emancipação”? É mais ou menos isso que acontece com o São Paulo. As duas datas são de suma importância para o Tricolor e o clube não pode abrir mão de nenhuma delas, pontuando-as como devem ser: fundação e reorganização, ambas tem seu valor histórico para o clube, resultado da ação de vários homens que batalharam em prol do time por que você torce hoje.

Arquivo Histórico do São Paulo Futebol Clube – A placa da fundação em 1930, atualmente no Memorial do São Paulo

Na palavras do nosso amigo Michael Serra, historiador do São Paulo: Este time é um só: o São Paulo Futebol Clube, que é o mesmo desde 1930. Nunca existiu um “São Paulo da Floresta” ou um “SPFCF”. Tal alcunha é de uso tardio, que surgiu em meados dos anos 1970 e que se espalhou nos anos 1990. O nome, o escudo, os uniformes e todos os símbolos são marcas indivisíveis do único São Paulo Futebol Clube.

Sendo assim: PARABÉNS SÃO PAULO! 469 anos, e… 93 anos!
______________________________________________________________________________

Contato: [email protected] | Twitter: @carlinhosnovack

Carlinhos Novack é Jornalista, já foi colunista de outros sites tricolores e ex-LANCE!

ATENÇÃO: O conteúdo dessa coluna é de total responsabilidade de seu autor, sendo que as opiniões expressadas não representam necessariamente a posição dos proprietários da SPNet ou de sua equipe