SPFC em Pauta – Vamos falar de Alexandre Pato

1372

Desde os primeiros passos em sua carreira, Pato sempre foi cercado de expectativas e promessas, rapidamente se tornou um nome conhecido em todo o país. No entanto, apesar do início promissor, o jogador acabou se transformando em uma montanha-russa de altos e baixos.

Quando surgiu no Inter, ficando conhecido com 17 anos naquele Brasileirão de 2006 no jogo contra o Sem Mundial, tinha técnica refinada e faro de gol aguçado, arrebentou naquele jogo, talvez (falo isso com quase certeza) o maior jogo da sua carreira. Capacidade de finalização e movimentação em campo chamaram a atenção do mundo do futebol, e logo ele se tornou objeto de desejo de grandes clubes europeus. No ano seguinte, aos 18 anos, o atacante embarcou para o Milan, onde as expectativas em torno de seu desempenho atingiram níveis ainda maiores.

No início, Pato correspondeu às expectativas e mostrou flashes de seu brilhantismo no futebol italiano. Sua velocidade e habilidade eram notáveis, e ele se tornou uma peça importante no ataque por lá. No entanto, lesões recorrentes começaram a atrapalhar seu desenvolvimento e impedir que ele atingisse todo o seu potencial. A falta de sequência e a incapacidade de se manter em forma minaram sua confiança e afetaram seu rendimento dentro de campo.

Após sua passagem pelo Milan, Pato teve passagens por clubes como os deveres de Marmita da Marginal sem número, São Paulo, Chelsea e o último Orlando City, mas em nenhum deles conseguiu reeditar o sucesso inicial, talvez jogou até bem em sua primeira passagem pelo São Paulo. Lesões, problemas físicos e até mesmo questões extracampo prejudicaram sua consistência e afastaram as grandes atuações que o tornaram conhecido. O jogador passou a ser alvo de críticas e questionamentos sobre sua dedicação e profissionalismo.

Publicidade

Ainda há tempo para uma reviravolta em sua carreira? Não sei. Na minha opinião, acho que não. Por mim, nem voltaria, mesmo com contrato de produção.

Alexandre Pato deve refletir sobre suas escolhas e buscar um ambiente em que possa se dedicar integralmente ao futebol, cuidar de sua forma física e recuperar a confiança em suas habilidades, essa chance no São Paulo, talvez (bem talvez mesmo) será sua última chance em uma grande equipe. É necessário um trabalho conjunto entre o jogador, sua equipe de apoio e o próprio São Paulo, diria até que 80% dependeria mais dele, para proporcionar a ele a estabilidade necessária para se reerguer.

Pato é uma mescla de promessas frustradas e oportunidades perdidas. O futebol é imprevisível, ele pode voltar e arrebentar (O que eu não acredito) ou ter mais uma das chances perdidas. Resta saber se Pato será capaz de se reinventar e escrever um novo capítulo em sua carreira.

Será que consegue?

Quem é vivo, sempre aparece, né?!

Até a próxima!

______________________________________________________________________________

Contato: [email protected] | Twitter: @carlinhosnovack

Carlinhos Novack é Jornalista, já foi colunista de outros sites tricolores e ex-LANCE!

ATENÇÃO: O conteúdo dessa coluna é de total responsabilidade de seu autor, sendo que as opiniões expressadas não representam necessariamente a posição dos proprietários da SPNet ou de sua equipe