Além das 4 linhas – Luiz Araújo

678

Nosso conhecido e bom jogador está vendo com bons olhos voltar ao futebol brasileiro e tem clubes de olho. Infelizmente não vi notícias sobre o interesse do SPFC nele, e a razão é a velha conhecida falta de dinheiro. O jogador ganha muito bem nos USA e foi comprado por U$10 milhões. O SPFC acabou trazendo outras opções mais baratas para o ataque.

Já escrevi aqui neste espaço várias vezes sobre a falta que um ou mais atacantes decisivos fazem ao time tricolor, como também escrevi sobre a falta de um verdadeiro camisa 10, assim como de bons laterais. O caminho do SPFC para voltar à primeira prateleira do futebol é ainda longo, muito longo em minha opinião. Um time como o Flamengo tem como opções no ataque Bruno Henrique, Gabriel, Pedro, Arrascaeta, Cebolinha e Everton Ribeiro, todos melhores e ainda mais caros do que o Luiz Araújo. Esta é a régua que mede o tamanho do nosso mais querido hoje. A moda atual em parte da mídia é apontar a quantidade de contratações realizadas por esta gestão. Toda vez que leio isso penso: Tivesse dinheiro as contratações seriam certeiras. Hoje o clube precisa arriscar, pois os bons, são escolhidos e escolhem jogar nos melhores do momento. Simples né?

Os comentaristas especializados sempre comentam o time do SPFC como um time jovem e de força física, nunca falam em qualidade, apenas falam em força. É o que o dinheiro pode comprar meus amigos. Para ficar ainda mais claro, Luiz Araújo pode parar no Palmeiras, que pode pagar pelo jogador.

Publicidade

O SPFC não está na situação em que está por acaso, está por obra de más administrações. Como também escrevo sempre aqui, não vejo dentro do clube movimento de gente com capacidade e/ou dinheiro para assumir o comando e mudar a história, como fizeram no vizinho do CT e no ninho do Urubú. Se Casares, de quem nem posso falar muito, pois ainda é cedo para julgar, dadas as condições do clube quando ele assumiu, não for o candidato na eleição no final deste ano, tudo indica, não haverá outro candidato, já que a oposição parece muda e sem gente de grande expressão para transformar o clube numa organização bem administrada e com muito dinheiro, o necessário neste novo futebol caríssimo que se apresenta nos dias atuais.

A maneira existente para nós torcedores é cobrar boas práticas administrativas e transparência da direção, assim como cobrar dos conselheiros, que conhecem os fatos e números. Com conhecimento de tudo podemos cobrar e lutar por dias melhores. Mas repito, cobrando da gestão, não dos jogadores, que só estão no tricolor por falta de dinheiro para coisa melhor. Nosso papel é lotar o estádio, comprar produtos, assinar PPV e outras coisas para levar dinheiro ao caixa do clube para este poder pagar as contas atrasadas e investir num futuro melhor. Aliás, a torcida está de parabéns, o jornalista PVC escreveu que o SPFC lidera a média de público como mandante neste paulista até aqui.

Eu gostaria muito de ver um grande e competente torcedor assumir o clube e rumar para a total profissionalização, inclusive deixando o social longe do futebol, a única maneira de separar o trigo do joio, podem apostar no que escrevo. Quem ama de verdade este escudo quer o bem dele, e não o bem próprio. Querer o bem do escudo é entender que existem caminhos muito superiores aos caminhos trilhados hoje em dia, basta analisar o que fazem as grandes organizações, seja do futebol ou não, dentro e fora do Brasil.

Mudando o caminho e profissionalizando o clube de futebol, o primeiro grande passo será dado para voos altos.

Salve o tricolor paulista, o clube da fé.

Carlito Sampaio Góes