Além das 4 linhas – Titulares e reservas

381

Assisti a partida contra o Sport e ficou muito nítido o aumento de qualidade que o time teve com as entradas do Gabriel, Luciano e Marcos Paulo após as saídas de Rato, Alisson e Michel.

Precisamos ser verdadeiros e admitir que Michel veio do Fluminense em função de lá ser eterno banco. Rato, após rodar clubes pequenos veio parar no SPFC e não é um cara que interfere nos resultados, ou seja, produz muito pouco ofensivamente. Alisson é conhecido como um jogador tático, ou seja, faz o trabalho sujo, mas também pouco produz no ataque. Num momento de melhora nas finanças estes 3 estarão na lista de dispensas juntamente a outros como Caio Paulista, Raí Ramos e Orejuela, tenho certeza.

Mesmo os que acabo de chamar de titulares precisam ser substituídos ou terem concorrentes mais qualificados, principalmente um meia armador e um atacante de velocidade, habilidade e que faça gols, tipo Lucas ou Luiz Araújo, que o rico Flamengo está perto de anunciar. Eu escrevo isso imaginando que em algum momento o SPFC vai poder disputar taças contra os melhores elencos do nosso futebol. Hoje o tricolor é apenas um coadjuvante.

Publicidade

Um outro ponto também importante são as voltas de Galoppo e Wellington, pois o jogo pela esquerda está muito fraco sem nosso lateral titular, que digamos, também não é grande coisa, mas melhor do que o Caio. O Galoppo ajudará muito na meia, posição carente no elenco, além de poder jogar como segundo volante ao lado do Gabriel e executar a função do Nestor, por exemplo, já que é importante o treinador ter opções para poupar alguns e ajudar no desgaste. Nosso lateral esquerdo tem volta prevista para o fim de junho, assim como Igor Vinícius, mas Galoppo só em outubro. A volta do bom Ferraresi será também em outubro, uma pena.

Falando mais um pouco do time, a cada partida gosto mais do Rafael, goleiro que hoje é melhor do que as demais opções do elenco. O Rafinha está subindo mais ao ataque, o que também tem o dedo do bom treinador que é o Dorival. Atuando com 3 volantes que sabem jogar futebol, os laterais ganham um pouco mais de liberdade e com isso o time ocupa melhor os lados do campo, setor primordial hoje em dia. A diferença para melhor que faz Gabriel no meio é grande, não entendo como era reserva. O esquema de jogo atual favorece as peças que o tricolor possui, outro ponto positivo da troca de treinador, já que RC montava um meio de campo bem diferente, que protegia menos a defesa e produzia menos no meio e no ataque.  

Agora é torcer por bom sorteio na copa do brasil e sonhar com mais uma fase neste campeonato financeiramente importante, pois imagino que pelo Sport o tricolor já passou. No BR23 imagino o SPFC terminando entre a sexta e a décima colocação. Sou daqueles torcedores que não sonham com libertadores, pois sei das limitações do time. Meu foco é a Sula.

Salve o tricolor paulista, o clube da fé.

Carlito Sampaio Góes