Além das 4 linhas – Titular?

254

O assunto que sempre vem à tona é se James será titular. Eu pergunto: Haverá time titular ou time do primeiro tempo e time do segundo tempo? Time para um tipo de adversário e time para outro tipo de adversário? Time para jogar em casa e time para jogar fora de casa?

Com a possibilidade de realizar 5 trocas durante as partidas, o futebol deu uma boa evoluída e dá ao treinador caminhos muito interessantes de alterar a forma de jogar do time no intervalo. Eu não sei se Dorival colocará James no lugar do Rato e no mesmo sistema 4.2.3.1. Com James vi o time atuar de forma diferente contra o Grêmio. Foi legal ver o time sem Rato e Nestor e com James e Michel. Com a ausência de Calleri também muda a frente de forma a fazer todos se movimentarem mais, já que não há o cara fixo na área adversária.

Ainda é cedo para cravar alguma coisa, pois James declarou que ainda não está 100% em forma e isso muda algumas coisas. Eu penso que esta reta final de temporada será de observação de alguns atletas e observação do comportamento do time em outro sistema de jogo. Se Dorival achar que deve jogar no 4.3.1.2 provavelmente o SPFC irá atrás de volantes. Lucas voltará a atuar como segundo atacante ao lado de Calleri e James sendo o homem centralizado? Mas Lucas ficará? Ainda existem muitas coisas para acontecer neste fim de ano.

Publicidade

A certeza é que Galoppo e Erick estarão no elenco de 2024 e isso por si só já é uma grande alteração, além do Igor Vinícius, que altera muito a forma de jogar do time também. É muito interessante tentar pensar com a cabeça do treinador. Com as saídas de Nestor e Rato para o jogo contra o grêmio o time já mudou, ou seja, Dorival pode entrar com um time diferente a cada partida e confundir o adversário caso queira. Com Igor, Erick e Galoppo as possibilidades crescem e talvez haja uma terceira forma de jogar. Eu vi Muricy dizendo algumas vezes durante o ano que a diretoria trabalhava em aumentar as possibilidades para o Dorival armar o time.

Para a partida contra o Palmeiras talvez o treinador entre com o time que venceu a copa do Brasil, pois tem aquela velha frase: Clássico não se joga, clássico se ganha! Assim sendo, vejo Rato e Nestor voltando e talvez o Erison iniciando a partida, já que é o único camisa 9 que Dorival tem na ausência do Calleri. Foi a forma que mais deu resultado neste ano. Todas as demais formas de jogar imaginadas ainda não estão prontas, seja por falta de peças, seja por falta de preparo físico de James ou mesmo falta de entrosamento e treinamento.

Li que Dorival pede fortalecimento do elenco para 2024. O treinador não quer um elenco no mesmo nível de 2023 para disputar a Libertadores. É difícil cravar as posições para possíveis reforços, mas para o meio de campo poderá acontecer. Para o ataque talvez mais um ponta e mais um 9, caso o reserva atual não engrene na reta final. Para a lateral esquerda pode acontecer se Wellington sair. Este é mais um grande assunto, quem vai sair? Sabemos que Beraldo, Nestor, Wellington e Pablo Maia estão na mira dos estrangeiros. A cada saída uma nova chegada pode ocorrer. Fim de ano interessante e com figa para todos ficarem.

Salve o tricolor Paulista, o clube da fé.

Carlito Sampaio Góes