Torcendo com Gabi – Retorno do Paulistão

336

O campeonato Paulista de Futebol está suspenso desde o dia16 de março, devido à pandemia. Os jogadores estão em casa desde então, sem poder treinar no CT.

A Federação Paulista de Futebol enviou um protocolo para 16 clubes, e segundo o site Globo Esporte que teve acesso ao documento, o cronograma baseia-se nas medidas adotadas por federações européias.

De acordo com o documento que tem 9 páginas, a Federação Paulista prevê testar todos os envolvidos nos jogos, iniciando esse protocolo 48 horas antes do primeiro treino ser liberado. Deverá testar a todos periodicamente e antes do retorno aos campos.

O protocolo indica que os clubes devem ficar confinados nos seus respectivos centros de treinamento e hotéis durante a participação no campeonato, como é feito na copa do mundo. Após o término de cada jogo, clubes e arbitragem devem retornar direto às concentrações.

Publicidade

No documento consta a informação que durante os jogos, serão permitidas apenas 164 pessoas por partida dentro do estádio, limitando 38 pessoas para cada delegação.

Quanto à prevenção, será obrigatório o uso de máscara a todos, exceto jogadores, evitar compartilhamento de garrafas, disponibilização de itens de limpeza como álcool em gel. Os ambientes devem ser bem ventilados e periodicamente higienizados com produtos adequados.

Ainda não existe nenhuma data prevista para o retorno das atividades.

Só acho que tudo isso deve ser super respeitado e fiscalizado, pois vi no retorno do futebol alemão, integrantes das equipes com a máscara no queixo. Sabemos que a paralização do campeonato e retorno nesses moldes afeta economicamente cada time, pois mesmo com a volta das partidas nos estádios, não haverá público pagante, porém, a segurança e saúde de cada integrante é fundamental.

O Tricolor está em primeiro lugar do grupo C com 18 pontos ganhos, depois vem o Mirassol com 16, Inter de Limeira com 11 e Ituano com 10 pontos. Estão previstas mais 24 partidas, pois algumas alterações foram feitas. Quartas e semifinais serão disputadas em jogos únicos e a final com jogos de ida e volta.

Agora nos resta aguardar a data de retorno.


Gabi Felice Dias é bióloga, torcedora e sócia do SPFC desde que nasceu, ou seja, há 28 anos.
Escreve nesse espaço todas as terças-feiras.


Siga -me no Instagram @gabifelicedias

ATENÇÃO: O conteúdo dessa coluna é de total responsabilidade de seu autor, sendo que as opiniões expressadas não representam necessariamente a posição da SPNet ou de sua equipe de colaboradores.

7 COMENTÁRIOS

  1. Hi there! I know this is kinda off topic but I’d figured
    I’d ask. Would you be interested in exchanging links or maybe guest authoring
    a blog post or vice-versa? My site covers a lot of the same subjects as yours and I think we could greatly benefit
    from each other. If you are interested feel free to send me an email.
    I look forward to hearing from you! Fantastic blog by
    the way!