Golaço contra o Flamengo e atitude entre mais velhos: como joia de 17 anos encantou Ceni no São Paulo

192

GloboEsporte

José Edgar de Matos e Leonardo Lourenço

Precoce, Caio se dividiu em duas categorias, foi para a Seleção e pode estrear como profissional.

Rogério Ceni, técnico do São Paulo, abriu espaço nas últimas semanas para jovens formados em Cotia na reta final do Campeonato Brasileiro. Depois de Juan atuar no fim de semana contra o Sport, agora é Caio quem pela primeira vez foi convocado para defender o Tricolor em uma partida profissional.

Publicidade

Aos 17 anos e com contrato até março de 2024, renovado em maio, o atacante é tratado como um dos principais nomes das categorias de base do Tricolor e viajou com o time para o jogo desta quinta-feira, às 20h (de Brasília), contra o Grêmio, em Porto Alegre, atrasado da 35ª rodada.

Atacante veloz e bom finalizador, o jovem pulou etapas em 2021. Além de se posicionar como grande estrela do time comandado por Menta, entre os atletas abaixo de 17 anos, o jovem furou a fila no sub-20 comandado por Alex, ganhando espaço em jogos decisivos.

Em um destes duelos importantes, impressionou Rogério Ceni com um golaço.

Caio, um dos jovens mais promissores de Cotia, foi relacionado entre os profissionais — Foto: Anderson Rodrigues/saopaulofc.net

Caio, um dos jovens mais promissores de Cotia, foi relacionado entre os profissionais — Foto: Anderson Rodrigues/saopaulofc.net

Escalado como titular na semifinal do Brasileirão sub-20 contra o Flamengo, Caio chamou a atenção Rogério Ceni pela atuação entre atletas mais velhos. Ele anotou o único gol da partida e recebeu elogios do treinador do profissional nos vestiários, depois do confronto.

Ceni ficou surpreso ao saber que o jovem tem apenas 17 anos, mas se manteve atento ao atleta, que ganha a primeira oportunidade de viajar com os profissionais.

O São Paulo pode se livrar de vez da possibilidade de rebaixamento neste meio de semana, caso saia vitorioso no Sul. Com 45 pontos, o Tricolor ocupa a 12ª colocação na tabela, restando três jogos pela frente para encerrar a participação no Brasileirão de 2021.

Criado em Cotia

Caio foi relacionado pela primeira vez por Rogério Ceni no São Paulo — Foto: Fellipe Lucena/saopaulofc

Caio foi relacionado pela primeira vez por Rogério Ceni no São Paulo — Foto: Fellipe Lucena/saopaulofc

Precoce no profissional, precoce na captação. Caio chegou ao São Paulo com somente 10 anos, depois de atuar na infância pela União Barbarense e Inter de Limeira, fez toda a formação no Tricolor.

O adolescente promissor começou 2021 como estrela da equipe sub-17, campeã da Copa do Brasil e Supercopa na temporada passada. Porém, bem avaliado pelo desempenho na própria categoria, Caio apareceu no time sub-20, comandado por Alex, e rapidamente ganhou espaço.

O jovem de apenas 17 anos foi titular nos dois jogos da semifinal do Brasileirão contra o Flamengo e no segundo jogo da decisão do título contra o Internacional.

O São Paulo acabou derrotado na final pelos gaúchos e ficou com o vice-campeonato, mas Caio saiu em alta. Foram dez partidas no sub-20, com três gols e uma assistência.

Veja gol de Caio contra o Atlético-MG, na Copa do Brasil Sub-17

No sub-17, categoria que defendeu pelo último ano, Caio entrou em campo 21 vezes, anotou 13 gols e deu seis assistências. Pelo Brasileiro da idade foram nove bolas nas redes em apenas 12 jogos.

O desempenho pelo São Paulo levou Caio à seleção brasileira de base pela primeira vez em 2021. Em setembro foi chamado pela última vez para defender o país e anotou dois gols em dois jogos contra o Paraguai, em amistosos sub-17.

Confira, em detalhes, a temporada de Caio:

Sub-17

  • 21 jogos (12 no Brasileiro, 3 no Paulista e 6 na Copa do Brasil)
  • 13 gols (9 pelo Brasileiro, 2 no Paulista e 2 na Copa do Brasil)
  • 6 assistências (2 no Brasileiro, 2 no Paulista e 2 na Copa do Brasil)

Sub-20

  • 10 jogos (7 pelo Brasileiro e 3 no Paulista)
  • 3 gols (1 no Brasileiro e 2 no Paulista)
  • 1 assistência (1 no Brasileiro)

LEIA TAMBÉM: