Além das 4 linhas – SPFC 2023

448

Nomes de novos atletas estão sendo ventilados na imprensa especializada para várias posições e setores do elenco tricolor, são os casos do bom zagueiro argentino Alan Franco, do volante equatoriano Mendez, do atacante Marcos e do também atacante David. Eu vejo elogios aos nomes por parte de quem os conhece. Por outro lado, gostei de todas as saídas, sem exceção. Pena não haver mais dinheiro para mandar embora mais gente.

Penso inclusive que se estes nomes vierem mesmo, somados aos que já chegaram, o time vai melhorar em relação a 2022. Será o bastante para conseguir o título da Sula, a única taça que o tricolor pode conquistar em 2023? Isso só saberemos no segundo semestre. O fato é que as peças que saíram eram mais problema do que solução, aguardemos o desempenho de quem está chegando.

Notícia boa foi a quitação da dívida com o elenco, assim como boa foi a vitória na justiça que anulou uma dívida tributária no valor de R$ 90 milhões. Como escrevi algumas vezes, no momento estou preferindo ver os resultados do caixa aos resultados em campo, pois sei que o resultado em campo é consequência direta da saúde financeira da instituição. Se este montante gigante estava considerado nos quase R$ 700 milhões que o clube tinha como dívida no início do ano, vamos ver o valor total diminuir bastante, já que o clube teve boa entrada de recursos em 2022 e isso deve ter aliviado bastante a coluna do passivo.

Publicidade

A imprensa vive do sucesso de cada notícia, ou seja, criar polêmica é uma necessidade a alguns canais de comunicação e a alguns jornalistas, já que isso causa curiosidade nos leitores. Li estes dias que a dívida do RC com o clube está subindo em função da alteração grande no elenco, que está sendo feito de acordo com as escolhas do nosso treinador. Eu discordo disso em função de um simples raciocínio: O SPFC não está “escolhendo” as contratações, está contratando o que o cofre permite. Aliás, em primeira análise as dispensas estão sendo feitas pelo alto salário dos caras. Eu também coloco na conta das dispensas o baixo rendimento de quase todos, muitos envelhecidos pela longa carreira, entre outros motivos.

Quando não se tem dinheiro, se compra o possível, não o desejado. Mas, como escrevi acima, acho bem possível o desempenho da equipe melhorar, basta quem chegar apresentar rendimento razoável, nem bom precisa ser, pois para isso o SPFC não tem dinheiro. O que jogavam Eder, Leo, Reinaldo, Gomes, Miranda, Colorado, Marcos Guilherme, Nikão, André Anderson (ainda não saiu) e Cia? Nada!!!

Espero ver RC escalando um time com mais cuidado na defesa e forte no contra-ataque. Os times fortes jogam com meio de campo de muita marcação protegendo uma defesa bem armada. Os times médios e fracos não podem seguir outra receita em minha opinião.

Salve o tricolor paulista, o clube da fé.

Carlito Sampaio Góes