Além das 4 linhas – Reforços

249

A diretoria está correta em observar que na realidade vários atletas que estão no elenco serão reforços para 2023, são os casos de Ferraresi, Galoppo, Bustos e Nikão. Mas também Arboleda e Luan podem ser considerados reforços. Todos estes jogadores não jogaram as fases decisivas do ano, e fizeram falta, pois todos possuem potencial. Acho até que todos estes serão titulares.

Se o clube conseguir a contratação de um ótimo goleiro, um meia de qualidade e um atacante que joga pelos lados, o time ganhará corpo para a próxima temporada e abrirá importantes opções ao treinador.  Ainda não podemos esperar investimento no nível dos mais ricos do nosso futebol, mas acredito que seja uma evolução, se de fato as contratações ocorrerem, e vai preparando o futuro, que poderá ser muito bom se a lição de casa for sendo devidamente realizada, lição que é pagar dívidas e administrar de forma correta todo o clube.

Quanto ao RC, fiquei decepcionado com a forma como ele tratou os momentos delicados antes e depois da decisão, com declarações infelizes em minha modesta opinião. Espero que aprenda com isso e seja mais positivo nas próximas vezes, com cara de vencedor e não de perdedor, com palavras boas que gerem boas energias e não o contrário. RC sabia o que ia encontrar no clube e adotar postura de derrotista não vai funcionar positivamente, ao contrário. Fazer teatro pedindo muitas contratações para continuar no clube também não ajuda. Agora parece estar mais realista.  

Publicidade

Todo são paulino precisa saber, se ainda não sabe, que o clube tem muitas dívidas e não deve fazer contratações assumindo despesas que só aumentariam as dificuldades. Se a Liberta de 2023 ajudaria o clube no sentido financeiro, tudo bem, mas não adianta um discurso que joga a derrota no colo de outras pessoas. Eu penso que o correto é dizer a realidade para a torcida e juntos formarmos uma corrente que leve a todos a um lugar melhor.

Eu acompanho com certa distância o futebol de outros clubes, mas o suficiente para ver e entender o que fazem os adversários fora e dentro de campo. Assisti à final da copa do Brasil e vi dois times marcando muito com dois volantes e não apenas um. Tudo bem, vão dizer alguns, o Nestor também é volante, mas não marca tanto como vi nos volantes dos dois times. Por isso vejo Luan como reforço. Mas ele jogará ao lado de outro volante ou jogará ao lado de 3 meias no meio de campo? Jogará ao lado de dois laterais que sobem e pouco marcam? Assim até eu sei que a defesa, que já não é boa, continuará a levar muitos gols, pois nem bom goleiro existe. Se RC gosta de falar de diretor, que tal diretor começar a falar do RC? Eu não estou aqui para encontrar culpado, já que sei a situação muito bem, mas acho que cada um deveria trabalhar no seu quadrado, como toda boa empresa faz. Que as derrotas sirvam a todos, inclusive ao treinador, para trazer conhecimento e crescimento profissional e pessoal. Se quer ir embora vá, se quer ficar fique. Mas assuma a realidade e não fique chorando feito criança que quer brinquedo que o pai não pode comprar.

Eu vejo para 2023 a possibilidade de uma escalação diferente e uma proposta de jogo que cuide mais da defesa, com dois volantes de marcação, que deveriam ser Luan e Gabriel, mas isso, como sempre falo, é com o treinador.

Salve o tricolor paulista, o clube da fé.

Carlito Sampaio Góes